Prática 3 – Verificando as Propriedades
dos Materiais.
Objetivos: observar e distinguir as
características dos materiais apresentados, relacionar o que os materiais
propostos têm em comum e compreender a relação dos conceitos de matéria e
energia com a vida.
Esta atividade auxilia no processo de Educação Ambiental
uma vez que os materiais possuem tempos diferentes de degradação no meio
ambiente (Tabela 1). O professor pode utilizá-la para sensibilizar os alunos em
suas ações para a preservação da Natureza e o meio Ambiente.
Tabela 1
– Materiais e seu tempo de degradação.
Material
|
Tempo Médio de Degradação
|
Aço (latas)
|
10 anos
|
Alumínio
|
400 anos
|
Chiclete
|
5 anos
|
Embalagens Longa
Vida
|
100 anos
|
Filtros de Cigarros
|
5 anos
|
Isopor
|
8 anos
|
Papel e papelão
|
6 meses
|
Pneus
|
600 anos
|
Sacos e sacolas
plásticas
|
100 anos
|
Vidros
|
4 000 anos
|
Legenda: os respectivos materiais e seu
tempo de degradação na Natureza.
Fonte: http://www.meioambiente.culturamix.com/lixo/decomposição-do-lixo
Modificada por Raquel da Silva Moreira, 2016. Acesso: 20 de agosto de 2016.
Assim será possível realizar questionamentos, análises e observações sobre a importância dos
experimentos nos estudos de ciências naturais e no uso do aprendizado em nosso
cotidiano junto aos alunos. Porque através dos experimentos os alunos poderão
aumentar sua gama de conhecimentos e desenvolvê-los. A partir do momento que obtiverem novos conhecimentos serão
capazes de colaborar para a compreensão do mundo e suas transformações, e de
como é necessário nos transformarmos em indivíduos participativos e tomar
consciência de que somos parte integrante do universo. Esta atividade
tem princípios apontados pelas Diretrizes Nacionais e com orientações de acordo
com os PCN a ser realizada no Ensino Fundamental (6° ano).
Os materiais necessários para a
realização da atividade (Figura 1) estão listados a: copo (vidro), garrafa pet ,
lápis, extrator de grampo, papel, isopor,
rocha, moeda (metal), madeira, plástico, grãos de feijão, espelho, alho, areia,
ar (uma caixinha encontrava-se vazia), caixinha de papel (para guardar os
objetos da primeira atividade), de tamanhos distintos cobertas com fita
adesiva.
Os objetos
serão apresentados aos alunos para que se possa observar que material é
composto por diferentes materiais (Figura 5), isto visa valorizar os
conhecimentos prévios associando com as perguntas abaixo.
Figura 1 – Objetos
apresentados aos alunos.
Legenda: Copo (vidro), garrafa pet, lápis, extrator de grampo, papel, grãos
de feijão, dentes de alho, moeda, madeira, areia, plástico, rocha, papel,
isopor, ar e caixas enroladas com fita.
Perguntas sugeridas:
- De que material é feito cada objeto?
- Todos são compostos do mesmo material?
- São resistentes ou não?
- Poderiam ser feitos de outros materiais?
- Como é o descarte do lixo de sua residência ou casa?
O professor levará todas
as caixinhas prontas e com objetos dentro (Figura 1). Para realização desta
atividade o professor deve dividi-la em dois momentos que serão:
Realizando o experimento: 1º Momento: Forma-se uma roda, e cada aluno
receberá uma caixinha, aguardando a distribuição de todas aos participantes.
Depois disso, cada um abre sua caixinha sem que o outro participante veja seu
objeto e o aluno dará uma característica ao objeto que estava dentro de sua
caixinha O aluno seguinte deverá dar características de seu material,
associando-o com a característica apresentada pelo aluno anterior; desta forma
a atividade segue com os demais associando aos seus colegas anteriores.
2º Momento: Separar os
materiais de acordo com critérios estabelecidos: como orgânicos e inorgânicos,
dureza, brilho, comestível, incolor, leveza, áspero, origem (animal, vegetal e
mineral).
Figura 2 – Materiais utilizados inseridos no interior das caixas
Legenda: A
- materiais distribuídos dentro das caixas. B – caixa com plástico; caixa vazia e caixa com madeira. C – caixa com papel; caixa com isopor e
caixa com espelho. D – caixa com
areia; caixa com grãos de feijão; caixa com dente de alho, caixa com moeda;
caixa com rocha.
Por meio desta atividade é
possível averiguar que, apesar da aparência distinta dos materiais
apresentados, existem características que são comuns a todos: todos são
constituídos por matéria. E também é possível verificar que os materiais
apresentam propriedades gerais (massa e volume) e específicas (por exemplo,
origem, atração pelo ímã, combustíveis ou não etc.). As figuras 1 e 2 estão
demonstrando algumas etapas da realização da atividade.
Assim, é
possível que se tenha consciência da importância da coleta seletiva, não descartando
o material ou lixo em qualquer local, para preservação do meio ambiente e das
espécies existente. Somente adquirindo o que é necessário para seu uso e
consumo.
Prática realizada na disciplina Instrumentação para o
Ensino de Ciências. Fonte:
SCHUWANKE, C. CARUSO, F. BIANCONI M. L. S, 2010. (CEDERJ-UERJ)
Nenhum comentário:
Postar um comentário