terça-feira, 5 de março de 2019

Prática 3 – Verificando as Propriedades dos Materiais.


Prática 3 Verificando as Propriedades dos Materiais.

Objetivos: observar e distinguir as características dos materiais apresentados, relacionar o que os materiais propostos têm em comum e compreender a relação dos conceitos de matéria e energia com a vida.
Esta atividade auxilia no processo de Educação Ambiental uma vez que os materiais possuem tempos diferentes de degradação no meio ambiente (Tabela 1). O professor pode utilizá-la para sensibilizar os alunos em suas ações para a preservação da Natureza e o meio Ambiente.
            Tabela 1 – Materiais e seu tempo de degradação.
Material

Tempo Médio de Degradação
Aço (latas)
10 anos
Alumínio
400 anos
Chiclete
5 anos
Embalagens Longa Vida
100 anos
Filtros de Cigarros
5 anos
Isopor
8 anos
Papel e papelão
6 meses
Pneus
600 anos
Sacos e sacolas plásticas
100 anos
Vidros
4 000 anos
                      Legenda: os respectivos materiais e seu tempo de degradação na Natureza.
                      Fonte: http://www.meioambiente.culturamix.com/lixo/decomposição-do-lixo 
                      Modificada por Raquel da Silva Moreira, 2016. Acesso: 20 de agosto de 2016.
             
Assim será possível realizar questionamentos, análises e observações sobre a importância dos experimentos nos estudos de ciências naturais e no uso do aprendizado em nosso cotidiano junto aos alunos. Porque através dos experimentos os alunos poderão aumentar sua gama de conhecimentos e desenvolvê-los. A partir do momento que obtiverem novos conhecimentos serão capazes de colaborar para a compreensão do mundo e suas transformações, e de como é necessário nos transformarmos em indivíduos participativos e tomar consciência de que somos parte integrante do universo. Esta atividade tem princípios apontados pelas Diretrizes Nacionais e com orientações de acordo com os PCN a ser realizada no Ensino Fundamental (6° ano).
Os materiais necessários para a realização da atividade (Figura 1) estão listados a: copo (vidro), garrafa pet , lápis, extrator de grampo, papel, isopor, rocha, moeda (metal), madeira, plástico, grãos de feijão, espelho, alho, areia, ar (uma caixinha encontrava-se vazia), caixinha de papel (para guardar os objetos da primeira atividade), de tamanhos distintos cobertas com fita adesiva.

Os objetos serão apresentados aos alunos para que se possa observar que material é composto por diferentes materiais (Figura 5), isto visa valorizar os conhecimentos prévios associando com as perguntas abaixo.


Figura 1 – Objetos apresentados aos alunos.
 

Legenda: Copo (vidro), garrafa pet, lápis, extrator de grampo, papel, grãos de feijão, dentes de alho, moeda, madeira, areia, plástico, rocha, papel, isopor, ar e caixas enroladas com fita.


Perguntas sugeridas:
  • De que material é feito cada objeto?
  • Todos são compostos do mesmo material?
  • São resistentes ou não?
  • Poderiam ser feitos de outros materiais?
  • Como é o descarte do lixo de sua residência ou casa?

O professor levará todas as caixinhas prontas e com objetos dentro (Figura 1). Para realização desta atividade o professor deve dividi-la em dois momentos que serão:
Realizando o experimento: 1º Momento: Forma-se uma roda, e cada aluno receberá uma caixinha, aguardando a distribuição de todas aos participantes. Depois disso, cada um abre sua caixinha sem que o outro participante veja seu objeto e o aluno dará uma característica ao objeto que estava dentro de sua caixinha O aluno seguinte deverá dar características de seu material, associando-o com a característica apresentada pelo aluno anterior; desta forma a atividade segue com os demais associando aos seus colegas anteriores.
2º Momento: Separar os materiais de acordo com critérios estabelecidos: como orgânicos e inorgânicos, dureza, brilho, comestível, incolor, leveza, áspero, origem (animal, vegetal e mineral).

Figura 2 – Materiais utilizados inseridos no interior das caixas
Legenda: A - materiais distribuídos dentro das caixas. B – caixa com plástico; caixa vazia e caixa com madeira. C – caixa com papel; caixa com isopor e caixa com espelho. D – caixa com areia; caixa com grãos de feijão; caixa com dente de alho, caixa com moeda; caixa com rocha.


Por meio desta atividade é possível averiguar que, apesar da aparência distinta dos materiais apresentados, existem características que são comuns a todos: todos são constituídos por matéria. E também é possível verificar que os materiais apresentam propriedades gerais (massa e volume) e específicas (por exemplo, origem, atração pelo ímã, combustíveis ou não etc.). As figuras 1 e 2 estão demonstrando algumas etapas da realização da atividade.
Assim, é possível que se tenha consciência da importância da coleta seletiva, não descartando o material ou lixo em qualquer local, para preservação do meio ambiente e das espécies existente. Somente adquirindo o que é necessário para seu uso e consumo.
Prática realizada na disciplina Instrumentação para o Ensino de Ciências.               Fonte: SCHUWANKE, C. CARUSO, F. BIANCONI M. L. S, 2010. (CEDERJ-UERJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prática 17 – O ensino de genética e a divisão celular.

Prática 17 – O ensino de genética e a divisão celular. O principal objetivo deste jogo é auxiliar no processo de ensino e aprendizag...