Prática 13 – Baralho
Educativo sobre Bioquímica Celular.
Objetivo: auxiliar
o ensino e a
aprendizagem de conceitos básicos de bioquímica aplicados ao ensino médio.
Esta atividade auxiliará
no ensino de Bioquímica Celular básica. O professor irá incentivar no processo
ensino aprendizagem, de modo que os alunos venham ter interesse em aprender e
participar das atividades educacionais, favorecendo a fixação dos conceitos
ensinados. De acordo com os PCN e as Diretrizes nacionais este jogo é recomendado
no Ensino Médio (1°ano).
Perguntas sugeridas, para valorização dos conhecimentos
prévios dos alunos:
·
É
considerada fonte de vida?
·
Também
são conhecidos como gorduras? E são encontradas em alguns alimentos como: ovos,
coco e azeite.
·
Quando
fazemos dieta é estimado como o maior vilão?
·
Nos
seres humanos são elementos fundamentais para seu desenvolvimento corporal.
Os materiais que serão usados para realizar o jogo estão listados
abaixo:
48
cartas com características respectivas, atribuídas 12 cartas para cada conteúdo
assim serão distribuídos da seguinte forma: água, lipídios, carboidratos, proteínas.
Para o
entendimento dos conceitos em Bioquímica Celular o jogo deve ser iniciado com
este baralho (confeccionado pelo professor) composto de 48 cartas. Serão distribuídas
as doze cartas para cada conteúdo separados da seguinte forma: Água; Lipídeos;
Carboidratos e Proteínas.
As regras do jogo são
simples e fáceis para que todos os alunos participem aprimorando seus
conhecimentos. São necessários no mínimo dois participantes, inicialmente um
dos participantes divide o baralho em duas partes: uma com imagens ou dicas e
outra com conceitos que dizem respeito às imagens. Cada jogador tem direito a
selecionar uma carta por vez do baralho de modo a não permitir que o adversário
veja o que está escrito. A carta de início será a de conceitos. O jogador da
vez lê os conceitos para o adversário ou grupo. O adversário ou jogador
seguinte procura a resposta no baralho de imagens ou dicas. Acertando a
resposta, o jogador ganha a vez e torna-se o próximo a fazer a pergunta. O
ciclo se repete até que haja um ganhador. Ganha quem ao final do jogo obtiver
um maior número de acertos.
Observação: será
interessante que tenha mais de um baralho para que todos os alunos participem
da atividade.
Figura 1– Cartas do
Baralho Educativo sobre Bioquímica Celular Básica.
Legenda: Representação das 48 cartas que compõem o
baralho educativo sobre Bioquímica Celular Básica.
Ao participarem deste jogo
os alunos perceberão que não somente uma brincadeira aconteceu, pois de modo
prazeroso foi favorecida a fixação dos conteúdos relacionados ao tema estudado,
pois o uso do baralho lúdico é uma das diversas ferramentas de
ensino/aprendizagem que pode ser utilizada pelo professor em sala de aula para
instigar seus alunos ao debate e discussão. Isso promove a construção do saber.
A figura 1 representa as cartas que compõem o baralho educativo.
Fonte: XAVIER, A. P. et al.2013.
XAVIER, A. P. et al. O uso do baralho lúdico de bioquímica básica como um instrumento de aprendizagem aplicado ao ensino médio. 2013. Disponível em<www.sbenbio.org.br/verebione/docs/48.pdf>
XAVIER, A. P. et al. O uso do baralho lúdico de bioquímica básica como um instrumento de aprendizagem aplicado ao ensino médio. 2013. Disponível em<www.sbenbio.org.br/verebione/docs/48.pdf>
Nenhum comentário:
Postar um comentário