terça-feira, 5 de março de 2019

Prática 13 – Baralho Educativo sobre Bioquímica Celular.


Prática 13 – Baralho Educativo sobre Bioquímica Celular.

 Objetivo: auxiliar o ensino e a aprendizagem de conceitos básicos de bioquímica aplicados ao ensino médio.
Esta atividade auxiliará no ensino de Bioquímica Celular básica. O professor irá incentivar no processo ensino aprendizagem, de modo que os alunos venham ter interesse em aprender e participar das atividades educacionais, favorecendo a fixação dos conceitos ensinados. De acordo com os PCN e as Diretrizes nacionais este jogo é recomendado no Ensino Médio (1°ano).

Perguntas sugeridas, para valorização dos conhecimentos prévios dos alunos:
·                    É considerada fonte de vida?
·                    Também são conhecidos como gorduras? E são encontradas em alguns alimentos como: ovos, coco e azeite.
·                    Quando fazemos dieta é estimado como o maior vilão?
·                    Nos seres humanos são elementos fundamentais para seu desenvolvimento corporal.
Os materiais que serão usados para realizar o jogo estão listados abaixo:
48 cartas com características respectivas, atribuídas 12 cartas para cada conteúdo assim serão distribuídos da seguinte forma: água, lipídios, carboidratos, proteínas.

Para o entendimento dos conceitos em Bioquímica Celular o jogo deve ser iniciado com este baralho (confeccionado pelo professor) composto de 48 cartas. Serão distribuídas as doze cartas para cada conteúdo separados da seguinte forma: Água; Lipídeos; Carboidratos e Proteínas.
As regras do jogo são simples e fáceis para que todos os alunos participem aprimorando seus conhecimentos. São necessários no mínimo dois participantes, inicialmente um dos participantes divide o baralho em duas partes: uma com imagens ou dicas e outra com conceitos que dizem respeito às imagens. Cada jogador tem direito a selecionar uma carta por vez do baralho de modo a não permitir que o adversário veja o que está escrito. A carta de início será a de conceitos. O jogador da vez lê os conceitos para o adversário ou grupo. O adversário ou jogador seguinte procura a resposta no baralho de imagens ou dicas. Acertando a resposta, o jogador ganha a vez e torna-se o próximo a fazer a pergunta. O ciclo se repete até que haja um ganhador. Ganha quem ao final do jogo obtiver um maior número de acertos.
Observação: será interessante que tenha mais de um baralho para que todos os alunos participem da atividade.

Figura 1– Cartas do Baralho Educativo sobre Bioquímica Celular Básica.
Legenda: Representação das 48 cartas que compõem o baralho educativo sobre Bioquímica Celular Básica.


Ao participarem deste jogo os alunos perceberão que não somente uma brincadeira aconteceu, pois de modo prazeroso foi favorecida a fixação dos conteúdos relacionados ao tema estudado, pois o uso do baralho lúdico é uma das diversas ferramentas de ensino/aprendizagem que pode ser utilizada pelo professor em sala de aula para instigar seus alunos ao debate e discussão. Isso promove a construção do saber. A figura 1 representa as cartas que compõem o baralho educativo.
Fonte: XAVIER, A. P. et al.2013.
XAVIER, A. P. et al. O uso do baralho lúdico de bioquímica básica como um instrumento de aprendizagem aplicado ao ensino médio. 2013. Disponível em<www.sbenbio.org.br/verebione/docs/48.pdf> 

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