Prática 11 – Observando a Tensão Superficial
Objetivos: desta experiência são explicar
o fenômeno da tensão superficial e mostrar sua ocorrência em pequenos
objetos e do cotidiano.
A realização desta atividade auxiliará ao aluno na percepção do
verdadeiro laboratório existente no dia a dia - como a cozinha de nossa
casa e que os temas estudados em livros
didáticos estão muito mais próximos de nossa realidade do que é possível
imaginar. De acordo com os PCN a realização desta atividade é indicada para o
Ensino Fundamental (9° ano).
Pergunta sugerida para valorização dos conhecimentos
prévios dos alunos:
·
Tensão superficial é o mesmo que nervoso?
Materiais a serem
utilizados para realização da experiência (Figura 1):
1 bacia ou bandeja (quanto maior melhor), água, 1 folha de A4
ou de caderno;
2 copos descartáveis, copo de plástico transparente ou de vidro (tipo
geleia ou requeijão), tesoura escolar, lâmina de aço (gilete), giz; cartolina;
agulha; estilete
Detergente.
Realizando o
experimento:
os
alunos devem iniciar enchendo o copo com água. Depois os alunos raspam o giz
sobre uma folha de A4 ou de caderno, com auxílio do estilete e muito cuidado
para não se ferir, formando um pouco de pó que será despejado cuidadosamente
sobre a água que está dentro o copo. Todos devem observar o que acontecerá. Pegue
o segundo copo, encha com água e (com muito cuidado) a gilete deve ser colocada
sobre a água. Mais uma vez deve ser observado o que ocorrerá. Recortem um
pedaço de cartolina em forma de prancha de surf, fazendo um pequeno corte em
forma de “V” na extremidade posterior. E finalmente encham a bacia com água
(somente até a metade), coloque a prancha de papel bem devagar na água, pingue
uma gota de detergente na região do V recortado, para mais uma vez todos
observarem o novo acontecimento.
Figura 1 – Materiais
utilizados (Tensão Superficial).
Legenda: Bacia,
dois copos transparente, lâmina de aço, estilete, giz, detergente, prancha de
papel.
Figura
2– Etapas do experimento (Tensão Superficial).
Legenda: A - Copo com água e pó de giz; B - Copo com água adicionado
pó de giz,que afunda; C - Copo com água e lâmina de aço; D -
Copo com água adicionado a lâmina de aço; E - Bacia com água e a prancha
de papel; F - Bacia com água,a prancha de papel e gotas de detergente,
que auxilia na movimentação da prancha.
Com a
realização dessa experiência (Figura 2) será possível que os alunos verifiquem
as forças originadas pela Tensão Superficial, que são equivalentes a superfície
da água no ponto em que existe o contato e a força peso. Os componentes
horizontais foram anulados mutuamente por ação dos componentes verticais das
forças, que devido a tensão equilibram o peso da gilete e da agulha. De acordo
com as figuras citadas na experiência é possível observar como acontece o
fenômeno da tensão superficial.
Prática
realizada na disciplina Instrumentação para o Ensino de Ciências. Fonte:
SCHUWANKE, C. CARUSO, F. BIANCONI M. L. S, 2010 (CEDERJ-UERJ).
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