terça-feira, 5 de março de 2019

Prática 11 – Observando a Tensão Superficial


Prática 11 – Observando a Tensão Superficial

Objetivos: desta experiência são explicar o fenômeno da tensão superficial e mostrar sua ocorrência em pequenos objetos e do cotidiano.
A realização desta atividade auxiliará ao aluno na percepção do verdadeiro laboratório existente no dia a dia - como a cozinha de nossa casa  e que os temas estudados em livros didáticos estão muito mais próximos de nossa realidade do que é possível imaginar. De acordo com os PCN a realização desta atividade é indicada para o Ensino Fundamental (9° ano).
Pergunta sugerida para valorização dos conhecimentos prévios dos alunos:
·           Tensão superficial é o mesmo que nervoso?

            Materiais a serem utilizados para realização da experiência (Figura 1):
1 bacia ou bandeja (quanto maior melhor), água, 1 folha de A4 ou de caderno;
2 copos descartáveis, copo de plástico transparente ou de vidro (tipo geleia ou requeijão), tesoura escolar, lâmina de aço (gilete), giz; cartolina; agulha; estilete
Detergente.

Realizando o experimento: os alunos devem iniciar enchendo o copo com água. Depois os alunos raspam o giz sobre uma folha de A4 ou de caderno, com auxílio do estilete e muito cuidado para não se ferir, formando um pouco de pó que será despejado cuidadosamente sobre a água que está dentro o copo. Todos devem observar o que acontecerá. Pegue o segundo copo, encha com água e (com muito cuidado) a gilete deve ser colocada sobre a água. Mais uma vez deve ser observado o que ocorrerá. Recortem um pedaço de cartolina em forma de prancha de surf, fazendo um pequeno corte em forma de “V” na extremidade posterior. E finalmente encham a bacia com água (somente até a metade), coloque a prancha de papel bem devagar na água, pingue uma gota de detergente na região do V recortado, para mais uma vez todos observarem o novo acontecimento.

Figura 1 – Materiais utilizados (Tensão Superficial).
Legenda: Bacia, dois copos transparente, lâmina de aço, estilete, giz, detergente, prancha de papel.



Figura 2– Etapas do experimento (Tensão Superficial).
Legenda: A - Copo com água e pó de giz; B - Copo com água  adicionado  pó de giz,que afunda; C - Copo com água e lâmina de aço; D - Copo com água adicionado a lâmina de aço; E - Bacia com água e a prancha de papel; F - Bacia com água,a prancha de papel e gotas de detergente, que auxilia na movimentação da prancha.



Com a realização dessa experiência (Figura 2) será possível que os alunos verifiquem as forças originadas pela Tensão Superficial, que são equivalentes a superfície da água no ponto em que existe o contato e a força peso. Os componentes horizontais foram anulados mutuamente por ação dos componentes verticais das forças, que devido a tensão equilibram o peso da gilete e da agulha. De acordo com as figuras citadas na experiência é possível observar como acontece o fenômeno da tensão superficial.
Prática realizada na disciplina Instrumentação para o Ensino de Ciências. Fonte: SCHUWANKE, C. CARUSO, F. BIANCONI M. L. S, 2010 (CEDERJ-UERJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prática 17 – O ensino de genética e a divisão celular.

Prática 17 – O ensino de genética e a divisão celular. O principal objetivo deste jogo é auxiliar no processo de ensino e aprendizag...