terça-feira, 5 de março de 2019

Prática 14- Batata Chorona, observação do fenômeno da osmose.


Prática 14- Batata Chorona, observação do fenômeno da osmose.

Objetivo: fazer com que o aluno venha praticar, observar e aprender o fenômeno da osmose, que acontece todo o tempo em diferentes organismos. A utilização desta ação intermediada pelo professor deverá aguçar o interesse de aprendizagem pelos alunos no ensino de ciências.
Esta atividade tem princípios apontados pelas Diretrizes Nacionais e com orientações de acordo com os PCN a ser realizada no Ensino Fundamental Ensino Médio (1° ano).
Exemplo e pergunta sugerida, para valorização dos conhecimentos prévios dos alunos:
Minha mãe foi ao mercado e comprou carnes salgadas para por na feijoada. Comprou alface e tomate para fazer salada para os que não gostam de feijoada. O fenômeno acontece quando a carne é salgada para ser conservada e também quando colocamos o sal nas folhas de alface e nas rodelas de tomate. É sempre bom consumir toda salada, caso esteja temperada, para não murchar os componentes da salada.
Vocês sabem o nome desse fenômeno?

Os materiais a serem utilizados para execuções do experimento são os seguintes:
2 batatas inglesas cruas, 1 faca sem ponta (ou faca de plástico), 1colher de café, sal, açúcar; 3 pratos descartáveis, 2 tampinhas (tipo refrigerante, usada como medida a roxa para o sal e verde para a açúcar), guardanapos de papel, caneta para retroprojetor ou caneta.

Realizando o experimento: cortar às batatas ao meio e o fundo (lado oposto, onde será feito o “buraco” da batata, caso não consiga colocar as metades em pé, ao manusear a faca é ideal ter muito cuidado para não se ferir), e com a colher faça um buraco no centro de 3 metades de batata (Figura 1). Após, os alunos secam as metades de batata com o guardanapo e indicam os três pratos limpos e secos com a caneta retroprojeção: “cotrole”, “açúcar” e “sal. Coloque sobre os pratos uma metade de cada batata. Adicione uma medida no “buraco” da batata que será marcada “açúcar” e a outra batata marcada “sal”. Na batata marcada “controle”, não se deve adicionar nenhuma das sustâncias Aguarde alguns minutos para ver o que irá acontecer com cada metade de batata (Figura 2).
Observação: É importante que coloque dentro do buraco a mesma quantidade de açúcar e sal. É sempre melhor que o professor faça o uso da faca.


Figura 1– Materiais utilizados para realização do experimento de osmose.
Legenda: A Faca, caneta, caneta de retroprojeção, 2 batatas, guardanapos, pratos descartáveis, tampinhas: roxa com sal e verde com açúcar. B – Colher de café.  C – Metade da batata cortada. D – 4 metades de batatas. E – 3 metades de batatas com o “buraco”. F – Batata com guardanapo para retirar umidade. 



Figura 2– Organização dos materiais utilizados para início do experimento.
Legenda: A – 3 Pratos descartáveis com as metades das batatas com devidas identificações - 1º controle, 2º açúcar, 3º sal. B – Pratos descartáveis com as metades das batatas com devidas identificações e os matérias descritos - 1º controle, 2º açúcar, 3º sal.
.

Figura– 3 Etapas do experimento (Osmose).
Legenda: 1ª Etapa A – batata controle. B – batata com açúcar. C – batata com sal. Todas ainda secas. 2ª Etapa Dbatata controle. E – batata com açúcar. F – batata com sal. Somente a controle continua seca e as demais iniciando a osmose e ficando úmida. Etapa Gbatata controle. H – batata com açúcar. I – batata com sal. Somente a controle continua seca e as demais úmidas, com acumulo de água.

Com esta atividade o professor levará os alunos a observarem que tanto o açúcar como o sal dentro das batatas ficam molhados. Além disso, a batata controle permanecerá seca (Figura 3). Assim será possível analisar o fenômeno de osmose que acontece a todo tempo em diferentes organismos, quando as moléculas de água atravessam as membranas celulares do lado mais concentrado para o menos concentrado. Também poderão observar que a consistência das batatas que sofrerão osmose ficando mais “moles”, visto que a osmose acontece no sentido de tentar diluir o soluto adicionado.
Fonte: SILVA, R. T. Batata chorona. Disponível em: <http://www2.bioqmed.ufrj.br/ciencia/Batata1.htm>.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prática 17 – O ensino de genética e a divisão celular.

Prática 17 – O ensino de genética e a divisão celular. O principal objetivo deste jogo é auxiliar no processo de ensino e aprendizag...