Prática
14- Batata Chorona, observação do
fenômeno da osmose.
Objetivo: fazer com que o aluno venha praticar, observar e
aprender o fenômeno da osmose, que acontece todo o tempo em diferentes
organismos. A utilização desta ação intermediada pelo professor deverá aguçar o
interesse de aprendizagem pelos alunos no ensino de ciências.
Esta
atividade tem princípios apontados pelas Diretrizes Nacionais e com orientações
de acordo com os PCN a ser realizada no Ensino Fundamental Ensino Médio
(1° ano).
Exemplo
e pergunta sugerida, para valorização dos conhecimentos prévios dos alunos:
Minha mãe foi ao mercado e comprou carnes
salgadas para por na feijoada. Comprou alface e tomate para fazer salada para
os que não gostam de feijoada. O fenômeno acontece quando a carne é salgada
para ser conservada e também quando colocamos o sal nas folhas de alface e nas
rodelas de tomate. É sempre bom consumir toda salada, caso esteja temperada,
para não murchar os componentes da salada.
Vocês sabem o nome desse fenômeno?
Os materiais a serem utilizados para execuções do
experimento são os seguintes:
2 batatas inglesas
cruas, 1 faca sem ponta (ou faca de plástico), 1colher de café, sal, açúcar; 3
pratos descartáveis, 2 tampinhas (tipo refrigerante, usada como medida a roxa
para o sal e verde para a açúcar), guardanapos de papel, caneta para retroprojetor
ou caneta.
Realizando o experimento: cortar às batatas ao meio e o fundo (lado oposto, onde
será feito o “buraco” da batata, caso não consiga colocar as metades em pé, ao
manusear a faca é ideal ter muito cuidado para não se ferir), e com a colher
faça um buraco no centro de 3 metades de batata (Figura 1). Após,
os alunos secam as metades de batata com o guardanapo e indicam os três pratos
limpos e secos com a caneta retroprojeção: “cotrole”, “açúcar” e “sal. Coloque
sobre os pratos uma metade de cada batata. Adicione uma medida no “buraco” da
batata que será marcada “açúcar” e a outra batata marcada “sal”. Na batata
marcada “controle”, não se deve adicionar nenhuma das sustâncias Aguarde alguns
minutos para ver o que irá acontecer com cada metade de batata
(Figura 2).
Observação:
É importante que coloque dentro do buraco a mesma quantidade de açúcar e sal. É
sempre melhor que o professor faça o uso da faca.
Figura 1– Materiais
utilizados para realização do experimento de osmose.
Legenda: A – Faca, caneta, caneta de
retroprojeção, 2 batatas, guardanapos, pratos descartáveis, tampinhas: roxa com
sal e verde com açúcar. B – Colher de café. C – Metade da batata cortada. D
– 4 metades de batatas. E – 3 metades de batatas com o
“buraco”. F – Batata com guardanapo para retirar umidade.
Figura 2–
Organização dos materiais utilizados para início do
experimento.
Legenda:
A – 3 Pratos descartáveis com as
metades das batatas com devidas identificações - 1º controle, 2º açúcar, 3º
sal. B – Pratos descartáveis com
as metades das batatas com devidas identificações e os matérias descritos - 1º
controle, 2º açúcar, 3º sal.
.
Figura– 3
Etapas do experimento (Osmose).
Legenda: 1ª Etapa A – batata controle. B – batata com açúcar. C – batata com sal.
Todas ainda secas. 2ª Etapa D – batata controle. E – batata com açúcar. F – batata com sal.
Somente a controle continua seca e as demais iniciando a osmose e ficando
úmida. 3ª Etapa G –
batata controle. H – batata
com açúcar. I – batata com sal. Somente a controle continua seca e as
demais úmidas, com acumulo de água.
Com
esta atividade o professor levará os alunos a observarem que tanto o açúcar
como o sal dentro das batatas ficam molhados. Além disso, a batata controle
permanecerá seca (Figura 3). Assim será possível
analisar o fenômeno de osmose que acontece a todo tempo em diferentes
organismos, quando as moléculas de água atravessam as membranas celulares do
lado mais concentrado para o menos concentrado. Também poderão observar que a
consistência das batatas que sofrerão osmose ficando mais “moles”, visto que a
osmose acontece no sentido de tentar diluir o soluto adicionado.
Fonte:
SILVA, R. T. Batata chorona.
Disponível em: <http://www2.bioqmed.ufrj.br/ciencia/Batata1.htm>.
Nenhum comentário:
Postar um comentário