Prática 16– Jogando o Bingo da célula: uma ferramenta
metodológica.
Objetivos: construir, fazer o uso e analisar os
efeitos da utilização de jogos como recurso didático em sala de aula e auxiliar
no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo referente à Biologia Celular.
A sua aplicação em sala de aula irá auxiliar o
trabalho do professor e o entendimento do aluno para compreensão da célula
eucarionte de forma atraente e participativa. Esse jogo é indicado para o
último ano do Ensino Médio (3° ano), de acordo com os PCN e os princípios
apontados pelas Diretrizes Nacionais.
Para valorização dos conhecimentos prévios dos alunos,
são sugeridas as seguintes perguntas:
·
Quais
os tipos de células existentes? E suas diferenças?
·
As
células são observadas somente em microscópio?
Os materiais
que serão utilizados na realização do jogo estão listados abaixo:
8
representações celulares contendo apenas membrana e citoplasma, 1 armário com
nove gavetas ou uma caixa de papelão encapada com repartições, 8 imagens de:
mitocôndrias, ribossomos, lisossomos; centríolos, retículos endoplasmáticos
lisos, retículos endoplasmáticos rugosos, núcleos, moléculas de DNA, nucléolos,
9 bolas de isopor numeradas, 1 saco para sorteio, 9 conjuntos com perguntas e
respostas sobre cada organela.
O jogo apresenta regras que sintetizam sua
dinâmica. Cada jogador deve receber uma cartela (célula eucarionte animal). O
coordenador sorteia uma bolinha e anuncia o número da bola e qual estrutura que
corresponde a esse número. Logo após realiza a primeira pergunta sobre a
determinada estrutura da célula no conjunto de perguntas e respostas. Então,
anuncia para os jogadores que o primeiro a ter direito a resposta é o jogador à
esquerda do coordenador. Cada participante tem direito a apenas uma tentativa.
Quanto à resposta dada pelos jogadores.
a) Jogador
acertando a resposta:
O jogador ganha a estrutura que o coordenador pega das gavetas e
coloca em sua célula. O jogo segue com o participante a esquerda do que acertou
a pergunta. Sendo assim, o coordenador coloca a bola retirada anteriormente de
volta na caixinha de sorteio e retira outra, repetindo o processo.
b) Caso o jogador erre a resposta:
O próximo participante a esquerda deste, tem o direito a uma
resposta e assim seguidamente até que um jogador acerte;
c) Caso ninguém acerte:
O coordenador recomeça o processo, sorteando outro número;
d) Caso o jogador não saiba a resposta:
Caso o jogador não souber
responder a pergunta, ele pode passar a vez para o jogador a sua esquerda;
Quando o jogador completar o núcleo da célula
ele deve gritar bingo e também quando completar toda a célula;
a) Caso o próprio jogador gritar:
Se o próprio jogador gritar bingo quando
núcleo da célula estiver completo, ele ganha mais uma estrutura celular;
b) Caso outro jogador grite bingo:
Caso outro jogador grite bingo e aponte para
a pessoa antes dela mesma gritar, ele ganha uma estrutura do participante que
estava com a célula completa. Esta regra vale tanto para quando o jogador
complete o núcleo ou a célula inteira;
OBS: o coordenador não pode
gritar bingo e nem auxiliar os jogadores.
O jogo termina quando um
dos jogadores completar a célula eucarionte animal, com suas estruturas
inseridas no citoplasma e núcleo e gritar bingo.
Figura 1- Bingo da Célula.
Legenda: Exemplos de
“perguntas e respostas” utilizadas no bingo.
Fonte: Gonçalves et
al., 2014.
Com a realização da atividade os alunos irão reconhecer
que o jogo não dá conta de apresentar toda aplicação do conhecimento de
Biologia Celular, mas apenas iniciará um processo de reflexão sobre a
realidade, que é construída a partir dos conhecimentos científicos do momento
histórico. Entretanto, será constatado que os recursos lúdicos aplicados ao
ensino de citologia proporcionarão momentos de confecção, observação de
estruturas celulares e discussão durante a realização das atividades,
contribuindo assim para a produção de conhecimento e desenvolvimento de competências
e habilidades. A figura 1 representa uma das cartelas do bingo com perguntas e
respostas.
Fonte: GONÇALVES, et al. 2014.
GONÇALVES, R. R. et al. Bingo da célula: uma Ferramenta Metodológica para o Ensino de Biologia Celular. 2014. Disponível em:<http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/300/257>.
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