terça-feira, 5 de março de 2019

Prática 16– Jogando o Bingo da célula: uma ferramenta metodológica.


Prática 16– Jogando o Bingo da célula: uma ferramenta metodológica.

Objetivos: construir, fazer o uso e analisar os efeitos da utilização de jogos como recurso didático em sala de aula e auxiliar no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo referente à Biologia Celular.
 A sua aplicação em sala de aula irá auxiliar o trabalho do professor e o entendimento do aluno para compreensão da célula eucarionte de forma atraente e participativa. Esse jogo é indicado para o último ano do Ensino Médio (3° ano), de acordo com os PCN e os princípios apontados pelas Diretrizes Nacionais.

Para valorização dos conhecimentos prévios dos alunos, são sugeridas as seguintes perguntas:
·                    Quais os tipos de células existentes? E suas diferenças?
·                    As células são observadas somente em microscópio?

Os materiais que serão utilizados na realização do jogo estão listados abaixo:
8 representações celulares contendo apenas membrana e citoplasma, 1 armário com nove gavetas ou uma caixa de papelão encapada com repartições, 8 imagens de: mitocôndrias, ribossomos, lisossomos; centríolos, retículos endoplasmáticos lisos, retículos endoplasmáticos rugosos, núcleos, moléculas de DNA, nucléolos, 9 bolas de isopor numeradas, 1 saco para sorteio, 9 conjuntos com perguntas e respostas sobre cada organela.

O jogo apresenta regras que sintetizam sua dinâmica. Cada jogador deve receber uma cartela (célula eucarionte animal). O coordenador sorteia uma bolinha e anuncia o número da bola e qual estrutura que corresponde a esse número. Logo após realiza a primeira pergunta sobre a determinada estrutura da célula no conjunto de perguntas e respostas. Então, anuncia para os jogadores que o primeiro a ter direito a resposta é o jogador à esquerda do coordenador. Cada participante tem direito a apenas uma tentativa. Quanto à resposta dada pelos jogadores.
a) Jogador acertando a resposta:
O jogador ganha a estrutura que o coordenador pega das gavetas e coloca em sua célula. O jogo segue com o participante a esquerda do que acertou a pergunta. Sendo assim, o coordenador coloca a bola retirada anteriormente de volta na caixinha de sorteio e retira outra, repetindo o processo.
b) Caso o jogador erre a resposta:
O próximo participante a esquerda deste, tem o direito a uma resposta e assim seguidamente até que um jogador acerte;
c) Caso ninguém acerte:
O coordenador recomeça o processo, sorteando outro número;
d) Caso o jogador não saiba a resposta:
Caso o jogador não souber responder a pergunta, ele pode passar a vez para o jogador a sua esquerda;
Quando o jogador completar o núcleo da célula ele deve gritar bingo e também quando completar toda a célula;
a) Caso o próprio jogador gritar:
Se o próprio jogador gritar bingo quando núcleo da célula estiver completo, ele ganha mais uma estrutura celular;
b) Caso outro jogador grite bingo:
Caso outro jogador grite bingo e aponte para a pessoa antes dela mesma gritar, ele ganha uma estrutura do participante que estava com a célula completa. Esta regra vale tanto para quando o jogador complete o núcleo ou a célula inteira;
OBS: o coordenador não pode gritar bingo e nem auxiliar os jogadores.
O jogo termina quando um dos jogadores completar a célula eucarionte animal, com suas estruturas inseridas no citoplasma e núcleo e gritar bingo.

Figura 1- Bingo da Célula.
Legenda: Exemplos de “perguntas e respostas” utilizadas no bingo.
Fonte: Gonçalves et al., 2014.

Com a realização da atividade os alunos irão reconhecer que o jogo não dá conta de apresentar toda aplicação do conhecimento de Biologia Celular, mas apenas iniciará um processo de reflexão sobre a realidade, que é construída a partir dos conhecimentos científicos do momento histórico. Entretanto, será constatado que os recursos lúdicos aplicados ao ensino de citologia proporcionarão momentos de confecção, observação de estruturas celulares e discussão durante a realização das atividades, contribuindo assim para a produção de conhecimento e desenvolvimento de competências e habilidades. A figura 1 representa uma das cartelas do bingo com perguntas e respostas.

Fonte: GONÇALVES, et al. 2014.  
GONÇALVES, R. R. et al. Bingo da célula: uma Ferramenta Metodológica para o Ensino de Biologia Celular. 2014. Disponível em:<http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/300/257>.




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