terça-feira, 5 de março de 2019

Prática 5 - Visita ao Jardim Zoológico, aprendendo com animais.


Prática 5 - Visita ao Jardim Zoológico, aprendendo com animais.

Objetivos: identificar a contribuição do jardim zoológico como ambiente de ensino e aprendizagem, observar os animais relacionando-os filogeneticamente, analisando suas formas e hábitos.
Esta atividade auxiliará no ensino da biodiversidade, para classificação dos seres vivos em: reinos, filos, classes, ordem, família, gênero e espécie, até porque os nomes científicos estão dispostos nas placas informativas do jardim zoológico.
Os princípios para realização desta atividade estão apontados pelas Diretrizes Nacionais e com orientações de acordo com os PCN a ser realizada no Ensino Fundamental (7° ano).
Antes de sair para a visita o professor tem que explicar aos alunos sobre o local a ser visitado além de orientar sobre a observação de todos os animais, lendo placas para melhor obter informações, sempre aguçando a participação e interesse do aluno sobre o local visitado e fauna observada. Caso os alunos ainda não saibam ler o professor fará esta parte (alunos de séries iniciais).
Chegando ao local, é ideal que o professor forme uma roda com os alunos, para avaliar os conhecimentos prévios com a realização de perguntas e discussão. Perguntas sugeridas:
·                Quais animais serão encontrados em um Jardim Zoológico?
·                De acordo com os animais citados, pedir para os alunos descreverem suas características?
Após a realização das perguntas e discussões, dividir a turma em dois grupos e pedir que alguns alunos façam mímicas, representando os animais e os demais colegas irão adivinhar qual animal foi representado.
Se a turma for de alunos maiores, o professor poderá trabalhar o sistema dos reinos monera, protista, de plantas, animais e fungos, podendo também trabalhar cadeia alimentar, de acordo com a capacidade de entendimento dos mesmos, cabendo ao professor adequar o projeto ao nível da turma.
Em sala de aula, o professor poderá dar continuidade ao trabalho, propondo aos os alunos a realização de relatórios escritos sobre o passeio, que compreendessem o que conseguiram comprovar, quais as novidades que descobriram e aquilo que mais lhes chamou a atenção.


Figura 1– Alguns animais do Jardim Zoológico da Quinta da Boa Vista - RJ
Legenda: A – Iguana; B – Macaco; C – Arara; D – Tucano.


            Com a visita ao zoológico é possível relacionar os problemas ambientais que afetam os ecossistemas brasileiros, como a caça, o desmatamento, a poluição, e as queimadas que tanto tem prejudicado a fauna de nosso país.
Prática realizada na disciplina Instrumentação em Zoologia, Botânica e Ecologia. Fonte: SCHUWANKE, C. CADEI, M. S. 2010. (CEDRJ-UERJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prática 17 – O ensino de genética e a divisão celular.

Prática 17 – O ensino de genética e a divisão celular. O principal objetivo deste jogo é auxiliar no processo de ensino e aprendizag...