terça-feira, 5 de março de 2019

Prática 7 – Construção de moléculas básicas.


Prática 7 – Construção de moléculas básicas.

Objetivo: confeccionar moléculas básicas como CO2, NH3, H2O2, CH4, C4H10 (gás de cozinha), constituídas por átomos, observando suas ligações químicas.
Nos temas relacionados à; moléculas e átomos, esta atividade ajudará no processo de ensino, pois os alunos construirão moléculas básicas descobrindo quais átomos a constituem. Esta atividade tem princípios apontados pelas Diretrizes Nacionais e com orientações de acordo com os PCN a ser realizada no Ensino Fundamental (9° ano).
Para valorização dos conhecimentos prévios dos alunos, é sugerido um exemplo e as seguintes perguntas:
·                    Quando água, tenho forma líquida. Quando gelo minha forma é sólida. E nas nuvens minha forma é gasosa. Dependo do estado físico que estou e também de minha temperatura, tenho formas distintas. Sou constituída por?
·                    Sou formada por unidades iguais ou diferentes. Quem sou?
Para realização dessa atividade será preciso utilizar os seguintes materiais (Figura 1):
Papel colorido (cores diferentes) ou folhas revistas usadas, papel A4 branco, lápis, tesoura, moedas de três tamanhos diferentes (0,10; 0,50; 1,00).

Realizando o experimento: o professor deve dividir os alunos em sala e pedir para que desenhem nos papéis coloridos diversos círculos nas seguintes quantidades: 30 (menores): para representar os átomos de Hidrogênio (H), usando como medida a moeda de 0,10, 20 (médio) representando os átomos de Carbono (C), Oxigênio (O), Sódio (Na) e Nitrogênio (N) a medida usada será de 0,50, 10 (maiores) para representarem os átomos de: Cloro (Cl), Potássio (K), Cálcio (Ca), Fósforo (P), Enxofre(S) e para essas será usada como medida a moeda de 1,00. Após recortar os círculos, os alunos montarão em folhas de A4 as respectivas substâncias: SO2- 4, CO2, H2O, CH4, H2SO4, O2, NH3, H2O2, H2, HCl, NaCl. Sempre que precisarem obterão auxilio do professor.

Figura 1– Materiais para confecção das moléculas e os círculos com suas moedas correspondentes ao seu tamanho.
Legenda: A – Folhas de revista usadas, cartolina rosa, lápis e tesoura. B – Círculos grandes de cartolina rosa e moeda de R$1,00.  C – Círculos médios (amarelo, vermelho e azul) e moeda de R$ 0,50. D – Círculos pequenos (creme, azul escuro, laranja, vinho) e moeda de R$ 0,10.


Figura 2 – Moléculas confeccionadas com materiais citados anteriormente.
Legenda: A – SO2- 4. B – CO2 C – H2O. D – CH4. E –H2SO4. F – O2.  G - NH3.  H – H2O2.  I – H2. J –HCl.



Com o desenvolvimento e realização dessa atividade, é possível mostrar a ligação entre os átomos e formação das moléculas que estão na vida cotidiana de cada aluno, promovendo a interação entre a turma e aprimorando seus conhecimentos, para possíveis realizações de atividades posteriores que serão ensinadas no decorrer do ensino (figuras 1 e 2 demonstram a realização da atividade e as moléculas confeccionadas).
Prática realizada na disciplina Instrumentação ao Ensino de Bioquímica e Biologia Celular. Fonte: LUZ, M. R. M. P. 2012 (CEDERJ-UERJ).

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