Prática 7 –
Construção de moléculas básicas.
Objetivo: confeccionar moléculas básicas como CO2,
NH3, H2O2, CH4, C4H10
(gás de cozinha),
constituídas por átomos, observando suas ligações químicas.
Nos temas relacionados à; moléculas e átomos, esta
atividade ajudará no processo de ensino, pois os alunos construirão moléculas básicas descobrindo quais átomos a constituem.
Esta atividade tem princípios apontados pelas Diretrizes
Nacionais e com orientações
de acordo com os PCN a ser realizada no Ensino Fundamental (9° ano).
Para valorização dos conhecimentos prévios dos alunos, é
sugerido um exemplo e as seguintes perguntas:
·
Quando
água, tenho forma líquida. Quando gelo minha forma é sólida. E nas nuvens minha
forma é gasosa. Dependo do estado físico que estou e também de minha
temperatura, tenho formas distintas. Sou constituída por?
·
Sou
formada por unidades iguais ou diferentes. Quem sou?
Para realização dessa atividade será preciso utilizar os
seguintes materiais (Figura 1):
Papel colorido (cores
diferentes) ou folhas revistas usadas, papel A4 branco, lápis, tesoura, moedas
de três tamanhos diferentes (0,10; 0,50; 1,00).
Realizando
o experimento: o professor deve dividir os alunos em sala e
pedir para que desenhem nos papéis coloridos diversos círculos nas seguintes
quantidades: 30 (menores): para representar os átomos de Hidrogênio (H), usando
como medida a moeda de 0,10, 20 (médio) representando os átomos de Carbono (C),
Oxigênio (O), Sódio (Na) e Nitrogênio (N) a medida usada será de 0,50, 10
(maiores) para representarem os átomos de: Cloro (Cl), Potássio (K), Cálcio
(Ca), Fósforo (P), Enxofre(S) e para essas será usada como medida a moeda de
1,00. Após recortar os círculos, os alunos montarão em folhas de A4 as
respectivas substâncias: SO2- 4, CO2, H2O, CH4,
H2SO4, O2, NH3, H2O2,
H2, HCl, NaCl. Sempre que precisarem obterão auxilio do professor.
Figura 1– Materiais para confecção das
moléculas e os círculos com suas moedas correspondentes ao seu tamanho.
Legenda: A – Folhas de revista usadas, cartolina
rosa, lápis e tesoura. B – Círculos
grandes de cartolina rosa e moeda de R$1,00. C – Círculos médios (amarelo, vermelho e
azul) e moeda de R$ 0,50. D – Círculos pequenos (creme, azul escuro,
laranja, vinho) e moeda de R$ 0,10.
Figura 2 – Moléculas confeccionadas com materiais citados anteriormente.
Legenda: A –
SO2- 4. B – CO2 C – H2O. D – CH4.
E –H2SO4. F – O2. G - NH3. H –
H2O2. I – H2. J –HCl.
Com o desenvolvimento e realização dessa atividade, é possível mostrar
a ligação entre os átomos e formação das moléculas que estão na vida cotidiana
de cada aluno, promovendo a interação entre a turma e aprimorando seus
conhecimentos, para possíveis realizações de atividades posteriores que serão
ensinadas no decorrer do ensino (figuras 1 e 2 demonstram a realização da
atividade e as moléculas confeccionadas).
Prática
realizada na disciplina Instrumentação ao Ensino de Bioquímica e Biologia
Celular. Fonte: LUZ, M.
R. M. P. 2012 (CEDERJ-UERJ).
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