terça-feira, 5 de março de 2019

Prática 9 – Jogo do dado químico.


Prática 9 – Jogo do dado químico.

Objetivo: facilitar a aprendizagem das combinações dos elementos da tabela periódica para a formação de substâncias através da estruturação de suas fórmulas, de uma maneira criativa e educativa.
O exercício auxiliará os alunos no ensino dos seguintes conteúdos: distribuição eletrônica, tabela periódica e ligações químicas. Assim, a aplicação do jogo irá proporcionar aos alunos diversas interações, promovendo construções e aperfeiçoamentos de conceitos, habilidades e a valorização do conhecimento. Segundo orientações dos PCN o mesmo será indicado para o Ensino Fundamental (9°ano).

Os materiais necessários (Figura 1) utilizados para realização do jogo estão listados abaixo:
1 tabela periódica, 2  dados (em cada face temos famílias da tabela periódica. Um dos dados apresenta famílias que tem as valências positivas e o outro com valências negativas).

Realização do jogo: Cada jogador deverá jogar um dos dados e selecionar a família dos elementos químicos que foi sorteada, anotando em seu caderno. O mesmo é feito com o outro dado.
Depois de selecionados as famílias o jogador deverá procurar na tabela periódica as duas famílias sorteadas e escolher um elemento de cada uma delas, anotando seu respectivo número atômico, para esquematizar suas ligações.
Escolhido os elementos químicos, o jogador deve fazer a distribuição eletrônica de cada um deles esquematizando a ligação.
O jogador que conseguir montar o maior número de compostos durante o tempo estipulado pelo professor será o vencedor do jogo.

Figura 1– Demonstração do jogo dado químico.
Legenda:Tabela periódica e dados.
Fonte: Vasconcelos et al. (2012, p. 5).

Com a realização do jogo citado o aprendizado sobre os conteúdos relatados no objetivo torna-se mais interessante, quebrando a barreira de ser um conteúdo difícil de aprender, causando descontração e interesse maior dos alunos. A figura 23 ilustra o dado químico e a tabela periódica.
Fonte: VASCONCELOS, E. S. et al, 2012. 

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