Prática 9 – Jogo do
dado químico.
Objetivo: facilitar a aprendizagem das combinações dos
elementos da tabela periódica para a formação de substâncias através da
estruturação de suas fórmulas, de uma maneira criativa e educativa.
O exercício auxiliará os alunos no ensino dos seguintes conteúdos: distribuição
eletrônica, tabela periódica e ligações químicas. Assim, a aplicação do jogo
irá proporcionar aos alunos diversas interações, promovendo construções e
aperfeiçoamentos de conceitos, habilidades e a valorização do conhecimento.
Segundo orientações dos PCN o mesmo será indicado para o Ensino Fundamental
(9°ano).
Os materiais necessários (Figura 1) utilizados para realização do jogo
estão listados abaixo:
1 tabela periódica, 2
dados (em cada face temos famílias da tabela periódica. Um dos dados
apresenta famílias que tem as valências positivas e o outro com valências
negativas).
Realização
do jogo: Cada jogador deverá jogar um dos dados e selecionar a família dos
elementos químicos que foi sorteada, anotando em seu caderno. O mesmo é feito
com o outro dado.
Depois de selecionados as famílias o jogador deverá procurar na tabela
periódica as duas famílias sorteadas e escolher um elemento de cada uma delas,
anotando seu respectivo número atômico, para esquematizar suas ligações.
Escolhido
os elementos químicos, o jogador deve fazer a distribuição eletrônica de cada
um deles esquematizando a ligação.
O jogador que conseguir montar o maior número de compostos durante o tempo
estipulado pelo professor será o vencedor do jogo.
Figura 1– Demonstração do jogo dado químico.
Legenda:Tabela periódica e
dados.
Fonte: Vasconcelos et al. (2012, p. 5).
Com a realização do jogo citado o aprendizado sobre os conteúdos relatados
no objetivo torna-se mais interessante, quebrando a barreira de ser um conteúdo
difícil de aprender, causando descontração e interesse maior dos alunos. A
figura 23 ilustra o dado químico e a tabela periódica.
Fonte:
VASCONCELOS,
E. S. et al, 2012.
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