Prática 8 - Experiência sobre fermentação na alimentação humana. Inflando o Balão.
Objetivo: evidenciar
o processo
fermentativo desenvolvido pelos fungos, associando a importância da fermentação
dos fungos que são comestíveis.
Com a
realização deste experimento os alunos poderão associar a importância econômica
da fermentação dos fungos e que muitos deles são
comestíveis, são utilizados na alimentação humana, exemplo: os cogumelos, como
o champignon e o shitake. De acordo com os PCN e as Diretrizes Nacionais este
experimento será trabalhado no Ensino Fundamental (9°ano).
Conhecimentos
prévios:
Que
ingrediente que mãe coloca no bolo de chocolate para ele crescer?
Existe
algum outro ingrediente ou produto que tenha a mesma reação de fermetação?
É
possível observar a reação da fermetação em bebida? Qual?
Para
realização dessa atividade será preciso utilizar os seguintes materiais (Figura 1):
1
bexiga (ou balão de festa), 100 ml de água morna (não utilizar água fervendo,
pois irá atrapalhar o resultado do experimento), 3 colheres de fermento
biológico (usado para fazer pães, encontrado em supermercados e padarias), 3
colheres de chá de açúcar,
1 uma garrafa de plástico,
tipo pet, com capacidade para 500 ml.
Realizando o
experimento:
os alunos devem estar com
posse dos materiais, e cada participante colocará o fermento e o açúcar dentro
da garrafa pet, em seguida adiciona a água morna. Depois de realizadas essas
etapas, irão tampar a boca da garrafa com a bexiga. Iniciando a observação do
início do processo da fermentação e após um tempo, notarão um aumento de volume
da bexiga, pois já ocorreu a fermentação.
Figura 1 – Materiais utilizados (Fermentação).
Legenda: Materiais utilizados: Açúcar, água, colher de chá, fermento biológico,
garrafa pet, bexiga.
Figura 2 – Etapas de realização do experimento (Fermentação).
Legenda: A – garrafa com fermento. B – garrafa com fermento
e açúcar. C – garrafa com fermento, açúcar, água e bexiga. D – garrafa com fermento, açúcar, água e bexiga, enchendo de ar. E – garrafa
com fermento, açúcar, água e bexiga mais cheia de ar. F – garrafa com
fermento, açúcar, água e bexiga completamente cheia de ar.
Com a
realização deste experimento (Figura 2), os alunos irão observar o aumento do
volume da bexiga que ocorre em razão do gás dióxido de carbono que é liberado
na reação entre o fermento e o açúcar, podendo associar o ocorrido pelo mesmo
gás que faz a massa dos pães antes de serem assados aumentarem seu volume
também. De acordo com as figuras, é possível verificar as etapas ocorridas no
experimento.
Prática realizada na
disciplina Instrumentação ao Ensino de Bioquímica e Biologia Celular. Fonte: LUZ, M. R. M. P. 2012(CEDERJ-UERJ).
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