terça-feira, 5 de março de 2019

Prática 8 - Experiência sobre fermentação na alimentação humana. Inflando o Balão.

Prática 8 - Experiência sobre fermentação na alimentação humana. Inflando o Balão.

Objetivo: evidenciar o processo fermentativo desenvolvido pelos fungos, associando a importância da fermentação dos fungos que são comestíveis.
Com a realização deste experimento os alunos poderão associar a importância econômica da fermentação dos fungos e que muitos deles são comestíveis, são utilizados na alimentação humana, exemplo: os cogumelos, como o champignon e o shitake. De acordo com os PCN e as Diretrizes Nacionais este experimento será trabalhado no Ensino Fundamental (9°ano).
Conhecimentos prévios:
Que ingrediente que mãe coloca no bolo de chocolate para ele crescer?
Existe algum outro ingrediente ou produto que tenha a mesma reação de fermetação?
É possível observar a reação da fermetação em bebida? Qual?
Para realização dessa atividade será preciso utilizar os seguintes materiais (Figura 1):
1 bexiga (ou balão de festa), 100 ml de água morna (não utilizar água fervendo, pois irá atrapalhar o resultado do experimento), 3 colheres de fermento biológico (usado para fazer pães, encontrado em supermercados e padarias), 3 colheres de chá de açúcar,
1 uma garrafa de plástico, tipo pet, com capacidade para 500 ml.

Realizando o experimento: os alunos devem estar com posse dos materiais, e cada participante colocará o fermento e o açúcar dentro da garrafa pet, em seguida adiciona a água morna. Depois de realizadas essas etapas, irão tampar a boca da garrafa com a bexiga. Iniciando a observação do início do processo da fermentação e após um tempo, notarão um aumento de volume da bexiga, pois já ocorreu a fermentação.

Figura 1 – Materiais utilizados (Fermentação).
Legenda: Materiais utilizados: Açúcar, água, colher de chá, fermento biológico, garrafa pet, bexiga.




Figura 2 – Etapas de realização do experimento (Fermentação).
Legenda: A – garrafa com fermento. B – garrafa com fermento e açúcar. C – garrafa com fermento, açúcar, água e bexiga. Dgarrafa com fermento, açúcar, água e bexiga, enchendo de ar. E – garrafa com fermento, açúcar, água e bexiga mais cheia de ar. F – garrafa com fermento, açúcar, água e bexiga completamente cheia de ar.


Com a realização deste experimento (Figura 2), os alunos irão observar o aumento do volume da bexiga que ocorre em razão do gás dióxido de carbono que é liberado na reação entre o fermento e o açúcar, podendo associar o ocorrido pelo mesmo gás que faz a massa dos pães antes de serem assados aumentarem seu volume também. De acordo com as figuras, é possível verificar as etapas ocorridas no experimento.
Prática realizada na disciplina Instrumentação ao Ensino de Bioquímica e Biologia Celular. Fonte: LUZ, M. R. M. P. 2012(CEDERJ-UERJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prática 17 – O ensino de genética e a divisão celular.

Prática 17 – O ensino de genética e a divisão celular. O principal objetivo deste jogo é auxiliar no processo de ensino e aprendizag...