terça-feira, 5 de março de 2019

Prática 15 – Tabuleiro da célula


Prática 15 – Tabuleiro da célula
Objetivos: compreender e definir as funções das organelas da célula de forma facilitada, listar as organelas e suas diferentes morfologias. E comparar as organelas e suas funções.
Com a realização da atividade apresentada será possível auxiliar ao aluno no ensino de Biologia Celular compreendendo as funções das organelas que a constituem.
Esta atividade segundo os PCN e os princípios apontados pelas Diretrizes Nacionais é indicada para o Ensino Médio (1° ano).

Perguntas sugeridas, para valorização dos conhecimentos prévios dos alunos:
·                    Sou um pequeno compartimento, que constituo a unidade da vida. Quem sou?
·                    Na cozinha de nossa casa é possível observar alguns alimentos que nos ajudam a lembrar das células. Quais são?
·                    Todas as células são possíveis de ser observadas a olho nu?
Abaixo segue a lista dos materiais que serão preciso para confecção e realização desta atividade:
Uma cartolina branca, 6 folhas A4, pedaços de velcro, lápis de cor, canetinha, cola, fita “durex”.

Para que se possa realizar a atividade no tempo esperado é preciso que o professor leve a célula já desenhada na cartolina. Em sala, os alunos desenharão e pintarão nas folhas de A4 as organelas; logo após desenhar a organela separadamente, pintar e cubra com papel “durex” incolor, colando velcro nas organelas (tanto no isopor quanto nas organelas isoladas). E após a explicação de cada organela faz-se perguntas, pedindo para que um aluno vá ao desenho e a coloque a respectiva organela em sua posição correta (Figura 1).  

                              Figura 1– Montagem da célula com as organelas.
Legenda: A – Célula espaços para colocar devidas organelas. B – Célula com mais uma mitocôndria; C – Colocação do Vacúolo; D – Colocação do núcleo; E - Colocação de parte da membrana externa.


Com a realização desta atividade, busca-se demonstrar as diferenças estruturais e funcionais de cada organela que compõe a célula (Figura 1), fazendo com que os alunos possam desenvolver de maneira lúdica as relações do estudo celular. Este tema deve ser facilitado, visto que ocorre desde o princípio da educação.
Com a criação do modelo citado a partir de peças separadas, o aluno será ajudado e auxiliado para fixação das organelas e suas diferentes morfologias, melhorando a compreensão e o entendimento sobre as organelas e suas funções.
Fonte: ORLANDO, et al, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prática 17 – O ensino de genética e a divisão celular.

Prática 17 – O ensino de genética e a divisão celular. O principal objetivo deste jogo é auxiliar no processo de ensino e aprendizag...