Prática
15 – Tabuleiro da célula
Objetivos: compreender e definir as funções das
organelas da célula de forma facilitada, listar as organelas e suas diferentes
morfologias. E comparar as organelas e suas funções.
Com a realização da atividade apresentada será possível auxiliar ao
aluno no ensino de Biologia Celular compreendendo as funções das organelas que
a constituem.
Esta atividade segundo os PCN e os princípios apontados pelas Diretrizes Nacionais é
indicada para o Ensino Médio (1° ano).
Perguntas sugeridas, para valorização dos conhecimentos
prévios dos alunos:
·
Sou um pequeno compartimento, que constituo a
unidade da vida. Quem sou?
·
Na cozinha de nossa casa é possível observar
alguns alimentos que nos ajudam a lembrar das células. Quais são?
·
Todas as células são possíveis de ser
observadas a olho nu?
Abaixo segue a lista dos materiais que
serão preciso para confecção e realização desta atividade:
Uma
cartolina branca, 6 folhas A4, pedaços de velcro, lápis de cor, canetinha,
cola, fita “durex”.
Para que se
possa realizar a atividade no tempo esperado é preciso que o professor leve a
célula já desenhada na cartolina. Em sala, os alunos desenharão e pintarão nas
folhas de A4 as organelas; logo após desenhar a organela separadamente,
pintar e cubra com papel “durex” incolor, colando velcro nas organelas (tanto
no isopor quanto nas organelas isoladas). E após a explicação de cada organela
faz-se perguntas, pedindo para que um aluno vá ao desenho e a coloque a
respectiva organela em sua posição correta (Figura 1).
Figura 1– Montagem da célula com as organelas.
Legenda:
A – Célula espaços para colocar devidas organelas. B – Célula com mais uma mitocôndria; C – Colocação do Vacúolo; D –
Colocação do núcleo; E - Colocação
de parte da membrana externa.
Com a realização desta atividade, busca-se demonstrar as
diferenças estruturais e funcionais de cada organela que compõe a célula
(Figura 1), fazendo com que os alunos possam desenvolver de maneira lúdica as
relações do estudo celular. Este tema deve ser facilitado, visto que ocorre
desde o princípio da educação.
Com a criação do modelo
citado a partir de peças separadas, o aluno será ajudado e auxiliado para
fixação das organelas e suas diferentes morfologias, melhorando a compreensão e
o entendimento sobre as organelas e suas funções.
Fonte: ORLANDO, et al,
2009.
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