terça-feira, 5 de março de 2019

Prática 10 - Modelo de molécula de glicose tridimensional.


Prática 10 - Modelo de molécula de glicose tridimensional.

Objetivos: apresentar de maneira clara e simples, como os átomos se diferem entre si, demonstrando para os alunos a importância da glicose para os seres vivos.
Essa prática pedagógica propõe uma potencialização do processo ensino-aprendizagem dos alunos, auxiliando no ensino de assuntos relacionados a glicose como principal fonte de energia para os seres vivos, tendo os seus princípios apontados pelas Diretrizes Nacionais e com orientações de acordo com os PCN a ser realizada no Ensino Fundamental (9° ano).
Exemplo e pergunta sugerida para valorização dos conhecimentos prévios dos alunos:
Dona Maria gosta de comer doces.  Na festa de casamento de sua filha estava tão feliz que comeu muitos doces. Passou muito mal e foi levada ao hospital. Quando chegou lá, fez um teste de glicemia. Teve como resultado hiperglicemia. Tanto em níveis elevados como baixos demais sou prejudicial à saúde. Neste caso tenho que estar em equilíbrio. Porém, nas plantas sou responsável por sua energia. Quem sou eu?

            Os materiais necessários para a realização da atividade foram listados abaixo:
12 bolinhas de isopor de 20 mm para representar o átomo de hidrogênio (H), 6 bolinhas de isopor de 25 mm para representar o átomo de oxigênio (O), 6 bolinhas de isopor de 35 mm para representar o átomo de carbono (C), Caneta piloto de cor azul e vermelha, arame de artesanato (Para representar a ligação química entre os átomos), alicate de artesanato sem ponta (para cortar o arame), régua.

            O modelo da molécula de glicose é constituído por 12 átomos de hidrogênio, seis átomos de carbono e seis átomos de oxigênio, sua estrutura molecular está representada na figura 1.


Figura 1 – Estrutura molecular da glicose nas formas linear e cíclica.
Legenda: Representação da estrutura da glicose que deverá servir de guia para a construção do modelo na forma linear e cíclica.
Fonte: www.brasilescola.com/quimica/glicose.htm

            Para representar essa molécula, deverão ser utilizadas 24 bolinhas de isopor de tamanhos diferentes, separados e pintados para diferenciar cada átomo que compõem a molécula. A bolinha de isopor de 20 mm não deve ser pintada, permanecendo na cor branca para representar o átomo de hidrogênio (H). A bolinha de isopor de 25 mm deverá ser pintada com o piloto de cor vermelha para representar o átomo de oxigênio (O) e a bolinha de isopor de 35 mm deve ser pintada com o piloto de cor azul para representar o átomo de carbono (C). Após as bolinhas serem pintadas, deixa-se secar um pouco. Em seguida, corta-se o arame para artesanato em aproximadamente quatro oito e 15 cm, para fazer as ligações entre as bolinhas de isopor (cortes de tamanhos diferenciados para intercalar os átomos representados e da forma tridimensional) (Figura 2).

Figura 2 – Demonstração dos materiais para confecção da molécula de glicose e a molécula tridimensional montada.
Legenda: A – Bolinhas de isopor coloridas (azul, vermelha e branca). B – Bolinhas de isopor coloridas (azul, vermelha e branca) e arame de artesanato.  C, D, E, F - Molécula de glicose em diversos ângulos.

         
            Com este modelo tridimensional busca-se demonstrar as diferenças estruturais dos átomos utilizados, fazendo com que os alunos possam desenvolver de maneira lúdica as relações entre os átomos para formação da molécula de glicose. A construção do modelo dessa importante substância química é relativamente simples e de baixo custo financeiro. Pode ser trabalhada em sala de aula como forma de ampliar e consolidar os conhecimentos teóricos, na forma de trabalho individual ou em grupo. A figura 24representa algumas etapas do processo de construção do modelo de glicose.
Prática realizada na disciplina Instrumentação para o Ensino de Ciências. Fonte: SCHUWANKE, C. CARUSO, F. BIANCONI M.L.S, 2010 (CEDERJ-UERJ).

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