Prática 10 - Modelo de
molécula de glicose tridimensional.
Objetivos: apresentar de maneira clara e simples, como os
átomos se diferem entre si, demonstrando para os alunos a importância da
glicose para os seres vivos.
Essa
prática pedagógica propõe uma potencialização do processo ensino-aprendizagem
dos alunos, auxiliando no ensino de assuntos relacionados a glicose como
principal fonte de energia para os seres vivos, tendo os seus princípios
apontados pelas Diretrizes Nacionais e com orientações de acordo com os PCN a
ser realizada no Ensino Fundamental
(9° ano).
Exemplo e pergunta sugerida para valorização dos
conhecimentos prévios dos alunos:
Dona
Maria gosta de comer doces. Na festa de
casamento de sua filha estava tão feliz que comeu muitos doces. Passou muito
mal e foi levada ao hospital. Quando chegou lá, fez um teste de glicemia. Teve
como resultado hiperglicemia. Tanto em níveis elevados como baixos demais sou
prejudicial à saúde. Neste caso tenho que estar em equilíbrio. Porém, nas
plantas sou responsável por sua energia. Quem sou eu?
Os materiais necessários para a realização da atividade
foram listados abaixo:
12
bolinhas de isopor de 20 mm para representar o átomo de hidrogênio (H), 6
bolinhas de isopor de 25 mm para representar o átomo de oxigênio (O), 6
bolinhas de isopor de 35 mm para representar o átomo de carbono (C), Caneta
piloto de cor azul e vermelha, arame de artesanato (Para representar a ligação
química entre os átomos), alicate de artesanato sem ponta (para cortar o
arame), régua.
O modelo da molécula
de glicose é constituído por 12 átomos de hidrogênio, seis átomos de carbono e
seis átomos de oxigênio, sua estrutura molecular está representada na figura 1.
Figura 1 – Estrutura molecular da
glicose nas formas linear e cíclica.
Legenda:
Representação da estrutura da glicose que deverá servir de guia para a
construção do modelo na forma linear e cíclica.
Fonte:
www.brasilescola.com/quimica/glicose.htm
Para
representar essa molécula, deverão ser utilizadas 24 bolinhas de isopor de
tamanhos diferentes, separados e pintados para diferenciar cada átomo que
compõem a molécula. A bolinha de isopor de 20 mm não deve ser pintada,
permanecendo na cor branca para representar o átomo de hidrogênio (H). A
bolinha de isopor de 25 mm deverá ser pintada com o piloto de cor vermelha para
representar o átomo de oxigênio (O) e a bolinha de isopor de 35 mm deve ser
pintada com o piloto de cor azul para representar o átomo de carbono (C). Após
as bolinhas serem pintadas, deixa-se secar um pouco. Em seguida, corta-se o
arame para artesanato em aproximadamente quatro oito e 15 cm, para fazer as
ligações entre as bolinhas de isopor (cortes de tamanhos diferenciados para
intercalar os átomos representados e da forma tridimensional) (Figura 2).
Figura 2 – Demonstração dos materiais
para confecção da molécula de glicose e a molécula tridimensional montada.
Legenda: A – Bolinhas de isopor coloridas (azul,
vermelha e branca). B – Bolinhas de isopor coloridas (azul, vermelha e
branca) e arame de artesanato. C,
D, E, F - Molécula de glicose em diversos ângulos.
Com
este modelo tridimensional busca-se demonstrar as diferenças estruturais dos
átomos utilizados, fazendo com que os alunos possam desenvolver de maneira
lúdica as relações entre os átomos para formação da molécula de glicose. A
construção do modelo dessa importante substância química é relativamente
simples e de baixo custo financeiro. Pode ser trabalhada em sala de aula como
forma de ampliar e consolidar os conhecimentos teóricos, na forma de trabalho
individual ou em grupo. A figura 24representa algumas etapas do processo de
construção do modelo de glicose.
Prática realizada na disciplina Instrumentação para o
Ensino de Ciências. Fonte: SCHUWANKE, C. CARUSO, F. BIANCONI M.L.S, 2010
(CEDERJ-UERJ).
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