terça-feira, 5 de março de 2019

Prática 6– Cromatografia em água e álcool.


Prática 6– Cromatografia em água e álcool.

Objetivo: identificar substâncias químicas, mesmo que em misturas complexas, formada por vários compostos. Auxiliando no ensino de assuntos relacionados à disciplina de Química.
Com a realização desta atividade de forma simples e atraente será possível causar a interação e raciocínio direto sobre a cromatografia, que é uma técnica utilizada tanto em laboratórios, onde se utilizam equipamentos caros, como também em sala de aula, com materiais simples de nosso cotidiano. Esta atividade tem princípios apontados pelas Diretrizes Nacionais e com orientações de acordo com os PCN a ser realizada no Ensino Fundamental (9°ano).
Perguntas sugeridas, para valorização dos conhecimentos prévios dos alunos:
·                    Já ouviram falar das cores primárias? Quais são?
·                    Quando “junto” duas cores primárias surgem cores secundárias? Esse fato recebe que nome?
·                    Há algum pigmento encontrado nos vegetais?
·                    Um bom exemplo de pigmentos naturais são encontrados em sementes, flores e folhas utilizados pelos índios em suas peles para realizar pinturas corporais. Vocês sabem como é feito?
            Para realização dessa atividade será preciso utilizar os seguintes materiais (Figura 1):
Papel de filtro de café, 3 copos descartável ou copos de vidro, pilão ou soquete de madeira e bacia plástica, álcool, caneta hidrocor preta, régua, lápis, tesoura, folhas de plantas verde, vermelha e amarela, flores de várias cores.

Figura 1 – Materiais utilizados (Cromatografia em Água e Álcool).
Legenda: Papel de filtro para café, 3 copos descartáveis, pilão, álcool, caneta hidrocor preta, régua, lápis, tesoura, folhas de plantas (verde, vermelha e amarela) e flores de várias cores.
                

Realizando o experimento: 1º - Cromatografia em álcool -
O professor deve auxiliar os alunos no corte das tiras de papel filtro (1,5 x 1,5 cm) e depois fazer uma dobra com um vínculo para manter o papel em pé. Coloque as folhas verdes no pilão e macerem, em seguida coloquem-as no copo para que fiquem cobertas com álcool (Figura 1 e 2). Depois de alguns minutos coloque o álcool em um copo e ponha o papel de filtro em pé em contato com ele (Figura 3).

Figura 2 – Cromatografia em álcool, com folhas verdes.
Legenda: A – Maceração de folhas verdes. B – Copo com álcool e folhas verdes maceradas no pilão.  C – Folhas verdes maceradas misturadas ao álcool.


2º - Cromatografia em álcool – 2.
Os alunos devem repetir os procedimentos da cromatografia em álcool usando as flores e folhas coloridas.

Figura 3 - Cromatografia em álcool, com folhas amarelas, vermelhas e flores coloridas.
Legenda: A – Pilão com folhas vermelhas e amarelas.  B – Maceração das folhas e flores.  C – Copo com álcool, pilão com folhas e flores maceradas. D – Copo com álcool, flores e folhas maceradas misturadas.



Figura 4– Comparação entre os dois líquidos com folhas verdes, e o outro com folhas: vermelhas, amarelas e flores.
Legenda: comparação entre os dois líquidos o copo da esquerda com folhas verde e o copo da direita com folhas vermelhas, amarelas e flores.


3º– Cromatografia em água.
Novamente os alunos cortarão as tiras de papel de filtro com aproximadamente 1,5 x 15 cm. Pegue uma tira de papel filtro e faça um ponto a 3 cm da ponta do papel, depois farão uma dobra com um vínculo para manter o papel em pé. Coloquem água (meça aproximadamente no copo uns 2cm) e coloque o papel de filtro, com o ponto preto para baixo, em pé dentro do copo (Figura 5).
Observação: Enquanto espera o efeito do álcool, inicie e realize a terceira etapa.



Figura 5– Cromatografia em água e com caneta piloto.
Legenda: A – Tiras de filtro de papel. B – Tira de papel com pontinho preto.  C, D, E - Tira de papel com pontinho preto ao ser colocado em contato com álcool começa a expandira cor, mostrando as cores que compõem.
Fonte: Moreira; 2016.

Com esta atividade experimental que é barata, rápida e interessante para ser realizada em sala de aula com os alunos, o professor deve causar a interação entre os participantes e o raciocínio de forma coletiva.
A cromatografia pode ser usada para separar e identificar substâncias químicas, mesmo em misturas complexas contendo diversos compostos. E também é possível observar que não só as folhas verdes possuem clorofila e sim os vegetais em geral, além de ressaltar que a cor preta é composta de várias cores como estudado no ano anterior e nos próximos a serem estudados. As figuras acima que estão relacionadas a esta atividade demonstram algumas etapas a serem realizadas.
Prática realizada na disciplina Instrumentação em Zoologia, Botânica e Ecologia. Fonte: SCHUWANKE, C. CADEI, M. S. 2010. (CEDERJ-UERJ).

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