Prática 4 – Transporte de solutos em vegetais -
Transpiração, condução e absorção de água e sais minerais nos vegetais.
Objetivo: demonstrar a presença de vasos condutores para o transporte de água por meio
do caule, para as folhas e flores. E que o transporte de seiva bruta pelas
plantas dependente da transpiração. Auxiliando no ensino da disciplina de
Botânica.
Esta atividade tem princípios apontados pelas Diretrizes
Nacionais e com orientações de acordo com os PCN a ser realizada no Ensino
Fundamental (7° ano).
Para
valorização dos conhecimentos prévios dos alunos é sugerido à realização de
perguntas e discussão sobre as mesmas. Perguntas sugeridas:
·
Podemos
comparar o transporte de solutos em vegetais, com algo em nosso cotidiano?
·
Posso
imaginar e associar que uma caixa d’água enchendo seria uma indicação de
transporte de solutos? Ou a caixa d’água esvaziando?
Após a
realização das perguntas e discussão para interação e valorização de conhecimentos
prévios, o professor dividirá a turma em grupos ou perguntar quais dos alunos
querem participar no experimento. O ideal é que se tenha a maior número de
participação possível dos alunos.
Para
realização dessa atividade será preciso utilizar os seguintes materiais (Figura 1):
3
garrafas Pet transparentes, 3 flores brancas ou rosas brancas, corante
vermelho, verde e azul, estilete, água.
Figura 1 –
Materiais utilizados (Transporte de Solutos).
Legenda:
três rosas brancas, três garrafinhas (tipo Pet), água, corantes (vermelho,
verde e azul) e estilete.
Realizando o
experimento: os
alunos colocam água nas garrafas pet e acrescentam corante em cada uma delas.
Com o estilete o professor deverá cortar em diagonal o caule que sustenta as
rosas brancas, enquanto os alunos pegam os potes com água e vão adicionando o
corante (Figura 2 e 3).
Figura 2 – Preparando o
experimento (Transporte de Solutos).
Legenda: A - Garrafinhas com água; B – Garrafinhas com água e corante
diluído; C – Galho da flor com corte
diagonal e estilete.
Após o
corte, rapidamente os alunos colocam as rosas nas garrafas contendo água
misturada com corante e fazer o acompanhamento do experimento durante quatro ou
cinco dias (Figura 3 e 4).
Figura 3 –
Iniciando o experimento (Transporte de Solutos).
Legenda: As flores já
colocadas em suas devidas garrafinhas e corantes; e sem coloração alguma
absorvida.
Figura 4–
Iniciando a coloração das flores.
Legenda:
As flores já colocadas em suas devidas garrafinhas e corantes; e iniciando a coloração.
Por meio
desta atividade os alunos irão aprender como as flores adquiriram a coloração
(Figura 5), indicando que houve o transporte da solução ao longo do caule, da
base para o ápice. Esse processo evidencia também que o transporte não depende
da raiz.
Figura 5 – Flores com
coloração absorvida.
Legenda:
As flores já colocadas em suas devidas garrafinhas e corantes; e com a
coloração absorvida.
Assim o
aluno poderá entender que o transporte da seiva bruta depende fundamentalmente
da evaporação da água pelas folhas, o que aumenta a concentração de suas
células, aumentando o valor osmótico. Possibilitando aos participantes perceber
que a seiva bruta circula em direção às folhas, independente da raiz, ocorrendo
do lugar de maior pressão para o de menor pressão. Por meio das imagens desta
atividade notam-se os fenômenos ocorridos no processo de transporte de solutos
dos vegetais.
Prática realizada na
disciplina Instrumentação em Zoologia, Botânica e Ecologia. Fonte: SCHUWANKE,
C. CADEI, M. S. 2010. (CEDERJ-UERJ)
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