Prática 12 - Testando
substâncias ácidas e básicas com repolho roxo
Objetivos: identificar o
pH das substâncias tanto do meio ácido, básico ou neutro utilizando o extrato
de repolho roxo, que é um indicador ácido - base; observar que o extrato muda
de cor de acordo com a acidez ou a alcalinidade do meio.
Com a realização da atividade será
possível auxiliar no processo de ensino da disciplina de Química em assuntos
relacionados a pH, substâncias: básica, ácida e neutra. Esta atividade tem princípios
apontados pelas Diretrizes Nacionais e com
orientações de acordo com os PCN a ser realizada no Ensino Fundamental (9° ano).
Perguntas sugeridas e exemplos utilizados para
valorização dos conhecimentos prévios dos alunos:
·
Luiza assistiu um comercial na televisão com sabonete
e shampoo infantil aconselhando que os pais devem estar atentos ao pH dos
produtos. Isso está relacionado à que tipo de substância?
A lista de materiais utilizados para realização do experimento (Figura 1) encontra-se listada
abaixo:
Duas folhas de repolho roxo, filtro de papel e suporte
para filtro de papel ou funil, jarra, liquidificador, 5 copos transparentes,
vinagre, limão, bicarbonato de sódio, detergente.
Realizando o
experimento:
professor e alunos irão bater duas folhas de repolho roxo com um litro de
água no liquidificador, formando um extrato que será colocado no filtro de
papel que estará no suporte ou funil onde coarão a mistura na jarra. Será
pedido aos alunos que observem a cor do líquido filtrado. Depois os
participantes irão dividir o suco filtrado em cinco copos. Após guardar o
primeiro copo (que servirá para referência ou controle), nos demais copos após
ser acrescentada a substância coada devem ser colocadas as substâncias para
mistura: gotas de vinagre, gotas de suco de limão, uma colher de chá de
bicarbonato de sódio e gotas de detergente, respectivamente.
Por último
colocarão os copos com as diferentes misturas lado a lado junto ao copo com
suco de referência e os alunos poderão perceber que os materiais agrupados
produziram cores parecidas quando misturados ao suco de repolho roxo, assim poderão
observar qual substância é ácida, básica e neutra (Figuras 1-2).
Figura 1 - Materiais utilizados (Testando Substâncias
Ácidas e Básicas).
Legenda: Materiais
utilizados: duas folhas de repolho roxo, filtro de papel, funil, jarra com um
litro de água, liquidificador, cinco copos transparentes, vinagre, limão,
bicarbonato de sódio, detergente.
Figura 2 – Repolho e água misturados e coados.
Legenda: A - Liquidificador com
água e folhas de repolho “batida”, formando um extrato indicador de pH. B - Substância sendo coada na jarra.
Figura 3– Extrato de repolho e sustâncias misturadas.
Legenda:
Copos, referência ou controle, com vinagre já misturado no extrato e com
indicação de substância ácida, com limão
misturado ao extrato também indicando que a substância e ácida, bicarbonato
misturado ao extrato indicando substância básica, detergente misturado ao
extrato indicando substância neutra.
Figura 4 – Extrato de repolho e sustâncias
misturadas, para comparação e observação dos alunos.
Legenda:
primeiro copo não há mistura por ser referência ou controle, os demais estão
com extrato de repolho e as devidas sustâncias misturadas: vinagre, limão,
bicarbonato e detergente.
Com a realização deste experimento busca-se aguçar os interesses dos
alunos, para fazer novos experimentos com outros materiais e eles próprios
identificarem o pH de novas substâncias (Figura 4) de acordo com suas curiosidades. Assim, serão capazes de identificar
substâncias ácidas (que ficam com a cor rosada), básicas (ficam alcalinas) e
neutras (não mudam a cor).
Prática realizada na disciplina
Instrumentação ao Ensino de Bioquímica e Biologia Celular. Fonte: LUZ, M. R. M. P. 2012 (CEDERJ-UERJ).
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