terça-feira, 5 de março de 2019

Prática 12 - Testando substâncias ácidas e básicas com repolho roxo



Prática 12 - Testando substâncias ácidas e básicas com repolho roxo

Objetivos: identificar o pH das substâncias tanto do meio ácido, básico ou neutro utilizando o extrato de repolho roxo, que é um indicador ácido - base; observar que o extrato muda de cor de acordo com a acidez ou a alcalinidade do meio.
 Com a realização da atividade será possível auxiliar no processo de ensino da disciplina de Química em assuntos relacionados a pH, substâncias: básica, ácida e neutra. Esta atividade tem princípios apontados pelas Diretrizes Nacionais e com orientações de acordo com os PCN a ser realizada no Ensino Fundamental (9° ano).
Perguntas sugeridas e exemplos utilizados para valorização dos conhecimentos prévios dos alunos:
·                    Luiza assistiu um comercial na televisão com sabonete e shampoo infantil aconselhando que os pais devem estar atentos ao pH dos produtos. Isso está relacionado à que tipo de substância?
A lista de materiais utilizados para realização do experimento (Figura 1) encontra-se listada abaixo:
Duas folhas de repolho roxo, filtro de papel e suporte para filtro de papel ou funil, jarra, liquidificador, 5 copos transparentes, vinagre, limão, bicarbonato de sódio, detergente.

Realizando o experimento: professor e alunos irão bater duas folhas de repolho roxo com um litro de água no liquidificador, formando um extrato que será colocado no filtro de papel que estará no suporte ou funil onde coarão a mistura na jarra. Será pedido aos alunos que observem a cor do líquido filtrado. Depois os participantes irão dividir o suco filtrado em cinco copos. Após guardar o primeiro copo (que servirá para referência ou controle), nos demais copos após ser acrescentada a substância coada devem ser colocadas as substâncias para mistura: gotas de vinagre, gotas de suco de limão, uma colher de chá de bicarbonato de sódio e gotas de detergente, respectivamente.
Por último colocarão os copos com as diferentes misturas lado a lado junto ao copo com suco de referência e os alunos poderão perceber que os materiais agrupados produziram cores parecidas quando misturados ao suco de repolho roxo, assim poderão observar qual substância é ácida, básica e neutra (Figuras 1-2).

Figura 1 - Materiais utilizados (Testando Substâncias Ácidas e Básicas).
Legenda: Materiais utilizados: duas folhas de repolho roxo, filtro de papel, funil, jarra com um litro de água, liquidificador, cinco copos transparentes, vinagre, limão, bicarbonato de sódio, detergente.


Figura 2 – Repolho e água misturados e coados.
Legenda: A - Liquidificador com água e folhas de repolho “batida”, formando um extrato indicador de pH. B - Substância sendo coada na jarra.



Figura 3– Extrato de repolho e sustâncias misturadas.
Legenda: Copos, referência ou controle, com vinagre já misturado no extrato e com indicação de  substância ácida, com limão misturado ao extrato também indicando que a substância e ácida, bicarbonato misturado ao extrato indicando substância básica, detergente misturado ao extrato indicando substância neutra.


Figura 4 – Extrato de repolho e sustâncias misturadas, para comparação e observação dos alunos.
Legenda: primeiro copo não há mistura por ser referência ou controle, os demais estão com extrato de repolho e as devidas sustâncias misturadas: vinagre, limão, bicarbonato e detergente.

 
Com a realização deste experimento busca-se aguçar os interesses dos alunos, para fazer novos experimentos com outros materiais e eles próprios identificarem o pH de novas substâncias (Figura 4) de acordo com suas curiosidades. Assim, serão capazes de identificar substâncias ácidas (que ficam com a cor rosada), básicas (ficam alcalinas) e neutras (não mudam a cor).
Prática realizada na disciplina Instrumentação ao Ensino de Bioquímica e Biologia Celular. Fonte: LUZ, M. R. M. P. 2012 (CEDERJ-UERJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prática 17 – O ensino de genética e a divisão celular.

Prática 17 – O ensino de genética e a divisão celular. O principal objetivo deste jogo é auxiliar no processo de ensino e aprendizag...